ATENÇÃO: Esta é uma página gerada automaticamente com base na sua pesquisa. Este site não disponibiliza links para downloads ilegais ou piratas.

caramujo de jardim

Uma praga chamada caramujo gigante africano
Uma praga chamada caramujo gigante africano

Uma praga chamada caramujo gigante africano

Parece história de filme, um babaca trás um vírus maligno e solta no ambiente, criando uma epidemia em que todos os inocentes viram zumbis. Troque o vírus por um molusco gosmento hamado Caramujo africano e esqueça os mortos-vivos, assim teremos uma praga brasileira que está tirando o sono de muita gente. Como acabar com caramujo africano.

Parece história de filme, um babaca trás um vírus maligno e solta no ambiente, criando uma epidemia em que todos os inocentes viram zumbis. Troque o vírus por um molusco gosmento hamado Caramujo africano e esqueça os mortos-vivos, assim teremos uma praga brasileira que está tirando o sono de muita gente. [caption id="attachment_2316" align="aligncenter" width="900"] Caramujo-gigante-africano achatina fulica (foto: Alan Corrêa)[/caption] Escargot, lumache ou "aquela coisinha nojenta que francês adora", são odiados pelo paladar da maioria dos brasileiros, certo? Era óbvio que isso não ia dar certo no país, mas parece que nem todo visionário maluco pensou assim, nos anos 80 chegaram os primeiros rastejadores no Brasil, de forma ilegal lá no Paraná, como uma alternativa econômica ao escargot (Helix aspersa) em uma feira agropecuária. Reza a lenda que a segunda leva do animal em terras tupiniquins aconteceu na Praia Grande na década de 90, quando um servidor público teria montado um heliciário, onde promovia cursos de final de semana e não conseguiu sucesso ao tentar vender seu peixe, ou melhor, seu caramujo, o que levou os criadores, por desinformação, a soltar os caracóis nas matas, sem predadores naturais os carinhas se reproduziram rapidamente, virando assim uma praga agrícola. Hoje o Caramujo-gigante-africano pode ser encontrado em todo o país. [caption id="attachment_2313" align="aligncenter" width="900"] Caramujo-gigante-africano achatina fulica (foto: Alan Corrêa)[/caption]

Combate ao caramujo gigante

A Rede Pró-Fauna do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) disponibiliza um PDF intitulado "Medidas de Controle Achatina fulica" com informações importantes para o combate da praga. "Tendo em vista que A. fulica apresenta inimigos naturais, como patógenos, predadores e parasitas, o objetivo desta estratégia é direcionar a ação desses organismos contra a população do caramujo invasor e, conseqüentemente, controlar seu crescimento ou exterminá- lo".