Syzygium samarangense, o nome científico do Jambo, apesar do lindo visual, este fruto não é uma delícia. O jambo-rosa (Syzygium jambos) é o fruto do Jambeiro, ela pertence a mesma família que a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto.
Nativa do continente asiático, é cultivada com sucesso no norte do Brasil. Em muitas regiões, a flor do Jambeiro é usada na decoração, por que sinceramente, a flor é muito mais bonita do que a fruta é gostosa.
Muito bonita, de casca lisa e rosada, com polpa branca. Ao contrário da jambo-vermelho, o gosto da rosa é bem fraco, a graça ao comer esta fruta está em sua crocância e é possível sentir um azedinho, bem de leve.
O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.
Apesar das vitaminas e nutrientes, é uma fruta bonita para se olhar, mas o gosto não agrada muito, chega a ser sem graça.